Dúvidas Frequentes sobre Leilões Online da Lut


Reunimos algumas das dúvidas mais frequentes.
Mas, se precisar, não deixe de falar com nossa equipe!

 Não paguei o lote. Serei penalizado?

O não pagamento do preço do bem arrematado ou da comissão da Lut Leilões no prazo estabelecido no Contrato de Adesão e CVP (Condições de Venda e Pagamento do Leilão) configurarão desistência ou arrependimento por parte do arrematante, ficando este obrigado a pagar o valor da comissão estabelecida pelo Juízo Responsável e devida ao gestor judicial. O desistente também poderá incorrer nas penas previstas no artigo 335, do Código Penal.

 O leilão já encerrou, posso fazer proposta?

Haverá possibilidade de fazer propostas após o encerramento do leilão caso não sejam ofertados lances durante o período de duração das praças, restando o leilão negativo. Para isso, o arrematante deverá fazer sua proposta por escrito, para o e-mail da Lut Leilões (contato@lut.com.br), no prazo de 24 horas após o encerramento do leilão. Também deverá fazer o depósito judicial relativo a 30% do valor ofertado, a título de caução.

A aceitação da proposta ficará condicionada à confirmação do Juízo. Caso a proposta seja aceita, o arrematante deverá pagar os 70% restantes e a comissão devida à Lut, no prazo de 24 horas a partir da comunicação da aceitação.

Caso a proposta não seja aceita, os 30% relativos à caução serão devolvidos ao ofertante.

 Arrematei um lote. Como proceder para efetuar o pagamento do lote arrematado?

Você deverá entrar em contato com a Lut Leilões através do e-mail contato @lut.com.br ou pelo telefone (11) 3266-2771, que irá providenciar as respectivas guias. Tratando-se de Leilão Judicial, o pagamento é feito através de Depósito Judicial em contas criadas em nome dos respectivos Juízos.

O pagamento do lote arrematado pode ser efetuado através de depósito identificado, TED - Transferência Eletrônica Disponível ou Boleto Bancário.

O pagamento da comissão devida ao gestor deverá ser feita através de depósito bancário, na conta Banco Itaú, agência 0646, Conta Corrente nº. 68177-5, no prazo de 24 horas a partir do encerramento do leilão ou da aceitação da proposta condicional.

 O que é incremento mínimo?

É o valor mínimo definido pela Lut Leilões para acréscimo ao valor do lance anteriormente ofertado. Este valor poderá ser alterado pela empresa no decorrer do leilão. Vale observar que, respeitado o valor do incremento mínimo definido, o Usuário poderá ofertar o valor que desejar para a aquisição do lote pretendido.

 O que é lance inicial?

Nos leilões judiciais o lance inicial é o valor estipulado pelo Juízo responsável para início do apregoamento dos bens.

  Posso ofertar lances antes do apregoamento do bem?

Sim, pois os leilões são divulgados no site da Lut Leilões aproximadamente 30 (trinta) dias antes do apregoamento dos lotes e o sistema permite o registro dos lances ofertados, desde que os mesmo sejam feitos 03 dias antes do encerramento da praça, ou seja, quando o leilão estará oficialmente aberto para receber lances.

 Como ofertar lance?

Para estar apto a ofertar um lance, o participante deverá se cadastrar no site da Gestora Judicial Lut Leilões e habilitar-se para participar no leilão pretendido através do aceite das regras constantes do Contrato de Adesão do Usuário e das Condições de Venda e Pagamento do Leilão. Depois de habilitado, o usuário poderá ofertar lances via web.

 O que é lance?

É o valor ofertado pelos interessados na aquisição de lotes apregoados em leilão. Cada novo lance deverá sempre ser superior ao valor do lance anteriormente ofertado por outro comprador.

 O que é um lote?

É um bem ou conjunto de bens apregoados no leilão.

 Como posso ficar sabendo dos leilões da Lut Leilões?

Os leilões são divulgados por meios eletrônicos através de portais na Internet e também no site da Lut Leilões; publicados nos Editais Oficiais e divulgados através dos meios tradicionais de comunicação/mídia (Jornais, revistas, televisão, etc).

A Lut Leilões realiza uma comunicação direta com os compradores através de e-mail marketing para todos os usuários cadastrados em nosso mailing list. Eventualmente, os leilões podem ser divulgados através de outros meios de comunicação.

Para receber nosso e-mail marketing, realize seu cadastro AQUI

 De onde vem e que tipo de bens são leiloados pela Lut Leilões?

Os bens leiloados são sempre provenientes de alienações judiciais e podem ser bens imóveis, bens móveis em geral, automóveis, caminhões, motocicletas, computadores e acessórios, eletrodomésticos, etc.

 Quem pode participar do leilão?

O leilão é público, podendo participar pessoas físicas maiores de 18 (dezoito) anos e pessoas jurídicas, desde que concordem e cumpram as regras estabelecidas no Contrato de Adesão do Usuário e nas Condições de Venda e Pagamento do Leilão.

Não poderão ofertar lances:

1. Tutores, curadores, testamenteiros, administradores, síndicos ou liquidantes, quanto aos bens confiados a sua guarda e responsabilidade;

2. Os mandatários, quanto aos bens de cuja administração ou alienação estejam encarregados;

3. O juiz, os membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, o escrivão, o depositário, o avaliador e o oficial de justiça;

4. Menores, serventuários da justiça ligados ao leilão, leiloeiro/pregoeiro/porteiro de auditório e equipe, parentes e/ou afins dos mesmos.

  Qual o valor pago ao gestor judicial/leiloeiro?

A comissão será de até 5% (cinco por cento) sobre o valor de venda e, na hipótese da arrematação ser desfeita por determinação judicial, por razões alheias à vontade do arrematante, a mesma será integralmente restituída.

 Como funciona o leilão?

O leilão é realizado através da plataforma de leilões eletrônicos do Gestor Judicial, a qual é devidamente habilitada perante o Tribunal de Justiça de São Paulo. A data e hora são expressamente determinadas por Edital e divulgadas através mídias tradicionais e também pelo site da Lut Leilões.

Os lotes são vendidos no estado em que se encontram, e a quem oferecer o maior lance, respeitado o valor mínimo para venda do bem.

Os lances podem ser ofertados via web através do site do www.lut.com.br/lut. Os lances serão recebidos em tempo real. Através do site é possível acompanhar o andamento do leilão.

A disputa ocorre para cada lote até o horário previsto de encerramento (específico para cada lote). Caso seja ofertado um novo lance até três minutos antes deste horário, o encerramento é postergado em três minutos, permitindo que a disputa possa elevar os preços e ao mesmo tempo dar oportunidade de compra aos interessados.